Instituto Pensar - PSB fecha acordo com PT para candidaturas únicas no Acre e Amapá

PSB fecha acordo com PT para candidaturas únicas no Acre e Amapá

Presidente do PSB, Carlos Siqueira, Geraldo Alckmin (PSB), Lula (PT) e Gleisi Hoffmann selam indicação do ex-governador para vice. Foto: Reprodução

Com objetivo de fortalecer a campanha nos estados da Região Norte, da chapa do ex-presidente Lula e de Geraldo Alckmin para o Palácio do Planalto, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido dos Trabalhadores (PT) firmaram acordo para lançar candidaturas únicas nos estados do Acre e do Amapá.

O impasse em torno da aliança entre os dois partidos foi resolvido e, também, definiu-se os candidatos que vão compor as chapas para a disputa ao Senado nos dois estados. O acordo foi confirmado pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, que confirmou a candidatura de Jorge Viana (PT) ao Senado pelo Acre, enquanto Jenilson Leite (PSB) vai concorrer ao governo do Estado.

No Amapá, o socialista João Capeberibe será candidato ao Senado, enquanto o PT vai fazer a indicação do vice candidato na chapa, que é encabeçada por Lucas Abrahão (REDE), destacou Siqueira.

Leia também: PSB e PT tem tudo para caminhar juntos no Espírito Santo, diz Givaldo Vieira

Com essa movimentação política, o anúncio da aliança fortalece o palanque da campanha presidencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice, Geraldo Alckmin. Na última semana, lideranças dos dois partidos participaram de reuniões com objetivo de alinhar candidaturas únicas em vários estados.

Amapá

No estado do Amapá, o acordo teve participação do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que indicou Abrahão, e é um dos principais entusiastas da chapa Lula-Alckmin. Desta forma, Randolfe recebe o apoio de socialistas e petistas para o governo do estado e concede o direito à escolha do vice ? desta forma, ainda compõe um palanque para Lula. Para chegar a este acordo, o PSB retirou a pré-candidatura ao governo da professora Piedade Videira. Além disso, o PT também vai indicar o nome a uma das suplências de Capeberibe.

Acre

No estado do Acre, a campanha com palanque único entre PSB e PT já estava sendo articulada nos últimos dias e terminou conforme o esperado: o socialista Jenilson Leite será o candidato ao governo e o petista Jorge Viana vai concorrer ao Senado. Os dois políticos já estavam participando de eventos juntos e reiteraram a importância da união da esquerda no estado.

Demais estados

PSB e PT ainda têm pendências a tratar em outras localidades, como no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Lideranças dos dois partidos devem definir os rumos da política em relação a estas candidaturas até o próximo dia 15 de junho.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: